sábado, 11 de outubro de 2014

ALOCAÇÃO DE ATIVOS - ESTRATÉGIAS













Estabelecer um “mix” de ativos é um processo dinâmico e um dos mais importantes para conhecermos a relação risco e retorno de nossas carteiras. Seus objetivos como investidor devem estar bem representados no “mix” de ativos da sua carteira. Descreveremos abaixo algumas dessas abordagens, juntamente com suas formas de implementação.




Alocação Estratégica de Ativos:

O asset allocation estratégico emprega aquilo que poderíamos chamar de “política básica de mix de ativos”. Essa mistura proporcional de ativos é baseada nos rendimentos esperados para cada classe de ativos no longo-prazo. Por exemplo, se as ações tem conseguido obter um rendimento de 10% ao ano no longo-prazo e a Renda Fixa 5%, para uma carteira com 50% de Renda Fixa e 50% de ações é razoável supor no longo-prazo um retorno esperado de 7,5% ao ano.




Alocação de Ativos com pesos constantes:

Uma Alocação de Ativos estratégica normalmente se limita a comprar-e-guardar, mesmo sabendo que inevitavelmente haverá uma variação nos preço dos ativos da carteira que farão com que nos desviemos da política básica de “mix” que estabelecemos originalmente. Por este motivo, os investidores podem preferir optar por uma alocação de ativos com pesos constantes aonde o percentual de cada ativo é rebalanceado constantemente para manter  a política original de alocação. Por exemplo, se uma classe de ativos tiver caído de preço, o investidor poderia comprar um pouco mais dela por avaliar que esteja relativamente “barata”, e se essa classe de ativo subir de preço, poderia ser vendida por ter se tornado “cara”.




Não existem regras rígidas para ajustarmos as nossas carteiras dentro das orientações estratégicas e de pesos constantes. Talvez, uma boa idéia muito empregada seja rebalancear o “mix” original quando uma das classes de ativo se desviarem mais de 5% do percentual originalmente estabelecido.




Alocação Tática de Ativos:

No longo prazo, adotar uma alocação estratégica de ativos  pode se tornar muito rígida. Ocasionalmente, um investidor pode achar interessante adotar uma visão de curto-prazo dentro do “mix” originalmente estabelecido, de maneira a conseguir tirar proveito de oportunidades de investimento difíceis de ocorrer ou de oportunidades excepcionais. Situações como essas acrescentam uma componente de “market timing à nossa carteira, permitindo que tiremos proveito de determinadas condições econômicas que são mais favoráveis a um determinada classe de ativos do que a outras.




A alocação tática de ativos pode ser considerada uma estratégia moderadamente ativa, uma vez que o “mix” estratégico deva ser restabelecido logo que se obtenha os resultados de curto-prazo desejados. Esta estratégia requer bastante disciplina do investidor ou administrador de carteira, porquê ele deve ser o primeiro a perceber que seus objetivos de curto-prazo foram atingidos para poder restabelecer sua alocação de ativos de longo-prazo.  




Alocação Dinâmica de Ativos:

É a forma de alocação de ativos, em que o “mix” de ativos é ajustado dinamicamente de acordo com a subida ou descida da Bolsa ou com o fortalecimento ou enfraquecimento da economia. Esta é uma estratégia completamente oposta à estratégia do peso constante, exatamente porquê ela vende os ativos que estão caindo e compra os que estão subindo. Por exemplo, em uma estratégia dinâmica, se a Bolsa está aparentando fraqueza, as ações são vendidas rapidamente ou fazemos uma diminuição de nossa alocação em ações. Por outro lado, se o mercado torna-se forte as ações são imediatamente recompradas em antecipação aos ganhos futuros do mercado.  É o famoso “Giro da Carteira”.




Alocação de Ativos Garantida:

Numa alocação de ativos garantida, não permitimos que a carteira caia abaixo de um valor pré-determinado. Quando a carteira atingir um resultado acima de uma base pré-estabelecida, empregamos a administração ativa buscando obter o maior retorno possível. Porém, se a carteira cair abaixo de determinado valor, todos os ativos são investidos em ativos livres de risco de forma a não se perder o valor base.

Uma estratégia de alocação de ativos garantida pode ser implementada tanto por fórmulas de investimento como pelo seguro de carteira. As Fórmulas de investimento são de implementação gradual: quando a carteira for caindo vão sendo adicionados mais ativos livres de risco de forma que quando ela atingir o valor base só existirão ativos livre de risco na carteira. O seguro de carteira emprega opções de venda e/ou contratos futuros para preservar o capital base. Ambas são consideradas estratégias de administração ativas. Quando o valor base é atingido é adotado então uma sistemática passiva.

A estratégia de alocações de ativos garantida pode ser adequada à investidores avessos ao risco, investidores que desejam um determinado grau de administração ativa nas suas carteiras mas gostam também da segurança de poder estabelecer um piso mínimo abaixo do qual não é permitido a carteira cair. Por exemplo, um investidor que deseja conseguir um determinado padrão mínimo de vida depois de se aposentar, pode achar ideal a estratégia de alocação de ativos garantida para seus objetivos de investimento.




Alocação Integrada de Ativos:

A Alocação integrada de ativos garante que ambas as expectativas, tanto econômicas como de aversão ao risco sejam consideradas ao estabelecer-se um “mix” de ativos. Embora todas as estratégias citadas acima levem em consideração as expectativas de retorno futuras dos investidores, nem todas levam em consideração a nossa aversão ao risco. Na alocação de ativos integrada são levados em consideração tanto as perspectivas de resultados, como as possibilidades de alterações no Mercado como a  tolerância ao risco do investidor.  A Alocação de ativos integrada é uma estratégia mais ampla, embora só possa ser aplicada para um caso: ou para estratégia de pesos constantes ou para a dinâmica – É claro que um investidor não pode querer adotar em conjunto duas estratégias que estão competindo claramente uma com a outra.




Conclusão

A natureza da alocação de ativos é um processo de várias possibilidades, tanto ativo como estritamente passivo. Optar por determinada estratégia ou por uma combinação delas depende essencialmente dos seus objetivos como investidor, da sua idade e da sua tolerância ao risco.

Lembre-se que este post apenas descreve em linhas gerais como os investidores podem empregar a alocação de ativos como parte da estratégia que escolher. Tenham atenção apenas que as estratégias que envolvem a antecipação e reação aos movimentos de mercado requerem muita experiência e talento para o emprego de ferramentas específicas para fazer o timing desses movimentos. Algumas pessoas dirão que fazer o timing do Mercado é quase impossível, então certifique-se que a sua estratégia não seja muito vulnerável a eventos impossíveis de se prever.













Nenhum comentário:

Postar um comentário