quarta-feira, 23 de julho de 2014

NATURA - CAIA FORA ENQUANTO PUDER !











Com o Lucro Líquido de 177 milhões no segundo trimestre de 2014 a Natura despenca para a penúltima posição na tabela PEG (De Razoáveis & Boas Empresas) atrás apenas da Souza Cruz. 

Além do Lucro Líquido despencar de de 241 milhões (2T 2013) para 177 milhões (2T 2014), a Dívida/LL que era de 1,87 em 2013 aumentou para 2,72 neste ano (Ver quadro da Natura no site: http://www.bastter.com/mercado/acao/NATU.aspx)A Margem da Empresa só decresce desde 2009.  

Eu nunca me posicionei na ação pois ela nunca esteve barata  (desde que eu elaborei a Tabela PEG em 2011). Pode ser que em algum momento da história a NATU3 já tenha sido uma pechincha.  

Para quem não acredita na Tabela PEG e segue a filosofia do Bastter (De que o preço de entrada não importa, desde que a empresa seja boa) vai o seguinte conselho: 

" - Se você tem ações da NATURA (NATU3), venda-as ao preço atual de R$ 39,90 e posicione-se em outra ação.  Pelo amor de Deus... não fique esperando o próximo balanço.  A Empresa teve 5 anos para diminuir a Dívida e não o fez.  O quadro abaixo traduz isto:




O quadro está piorando.  Se você se apegou à empresa, faça um esforço; e se quiser adquiri-la novamente, espere o dia que ela melhorar.  O aumento da relação Dívida/LucroLíquido é um dos sinais de alerta mais importantes. Quando ela atinge o valor igual a 2, saia do barco."





"NÃO ESPERE A COTAÇÃO DESABAR PARA SAIR."










4 comentários:

  1. Margem caindo, divida aumentando...e muito.

    ResponderExcluir
  2. Você querendo sair e eu querendo entrar.

    ResponderExcluir
  3. Interessante - achei que o fosse uma empresa sólida.

    ResponderExcluir
  4. Opa...
    Acho melhor analisar o relatório a divida esta menor que no quadro do bastter..

    ResponderExcluir