quarta-feira, 23 de julho de 2014

CONSELHOS DE DONALD TRUMP











COMO SER SOVINA

“ - Quando a revista Spy foi fundada anos atrás, a diretoria resolveu fazer um teste intitulado “quem é o milionário mais sovina?”.  Enviaram-se cheques de quantias que oscilavam entre $0,50 e $5 a uma lista de milionários do país.  Recebi um cheque de cinquenta centavos que nós, da Trump Organization, depositamos.  Há quem diga que isto é ser mão de vaca, mas eu digo que é estar de olho nos resultados finais da empresa. Quanto mais alto a pessoa escala a lista de bilionários, mais pão duro fica. Todo dólar tem importância no negócio e, assim, todo centavo.  Isto é ser sovina?  Tudo bem.  Sou inteiramente a favor.

Ser pão duro é o oposto de ser perdulário.  Jamais gostei de desperdício, seja de tempo, esforço ou dinheiro.  Acho que herdei esta atitude de meus pais, que eram muito cuidadosos com tudo, especialmente com dinheiro.  Até hoje não gosto de gastar muito em coisa alguma, e sempre dedico um tempo a comparar preços, esteja eu comprando um carro ou um tubo de pasta de dentes.

Com já disse, sempre assino meus cheques, por isso sei onde está indo meu dinheiro.  Nesse mesmo espírito, tento também sempre analisar minhas faturas, para me certificar de que não estão me cobrando demais.  Em todos os lugares existem erros humanos (e agora também erros de computador) – em restaurantes, nas contas telefônicas, no supermercado – e é surpreendente quanto esses erros podem lhe custar.  Não seja obsessivo a respeito do assunto, mas de tempos em tempos verifique minuciosamente suas contas.

Você também não deve ter acanhamento em pechinchar bens e serviços.  Faço isso o tempo todo apesar de ser um dos homens mais ricos do planeta.  Eu barganho mesmo nas lojas mais careiras.  Afinal de contas, quanto mais se paga por algo, mais o vendedor deve poder reduzir o preço.  Detesto pagar a varejo, e me arrepio quando vejo outras pessoas fazendo isso.  Já entrei em lojas e ofereci $2.000 por um artigo de $10.000.

Pode ser constrangedor para mim, especialmente porque todo mundo sabe que eu sou Donald Trump e sou rico, mas é espantoso verificar como se conseguem bons descontos simplesmente por pedi-los.  Você precisa estar disposto a sair da loja, mas depois que você faz isso algumas vezes, o preço baixa.  É burrice ser orgulhoso demais para economizar dinheiro.

Outra maneira de economizar centavos é evitar as grifes, quando necessário.  Obviamente, compro artigos de grife quando isto representa produtos de qualidade.  Equipamentos de golfe, jóias e roupas são bons exemplos de grife como representantes de qualidade.  Mas aspirina é aspirina, xampu é xampu e granola é granola, de modo que você não deve desperdiçar seu dinheiro em embalagem e publicidade.

Compreendo que ser mão de vaca pode ter uma conotação negativa – como “mesquinho” – mas quando se calcula o quanto $0,10 podem fazer diferença num preço ao multiplica-lo por cem mil ou um milhão, o valor desses dez centavos se torna evidente.

Por exemplo, digamos que tenho que comprar cem mil lâmpadas para os edifícios que possuo e preciso manter todos os anos.  Se eu conseguir economizar dez centavos em cada lâmpada, economizarei $10.000 por ano!  Esses $10.000 posso aplicar em outro prédio ou investimento, ou doá-los a uma causa que necessite do dinheiro mais do que eu.


Preste atenção às pequenas cifras de suas finanças, tais como porcentagens e centavos.  Números que parecem banais fazem sentido e têm implicações enormes.  Desde que eu era pequeno, meus pais persistiam comigo sobre a importância da parcimônia, que é a habilidade da administração financeira mais importante que uma pessoa pode utilizar.  Se quiser, chame esse costume de sovinice; eu o chamo de inteligência financeira."













2 comentários:

  1. fico muito grato a vc donald sei que chegarei la mas com pouco menos cresça o mais que puder valeu estou tentando tbm vc ta correto

    ResponderExcluir
  2. Ótimos conselhos... Nosso dinheiro e suado demais pra sair por ai simplesmente distribuindo.

    ResponderExcluir