domingo, 9 de agosto de 2015

PLANEJAMENTO FINANCEIRO - PORQUE DEVO PLANEJAR ?









Com o planejamento, você passa a gastar de acordo com suas possibilidades e pode começar a poupar também. É claro que ninguém gosta de controlar os gastos, mas é importante saber que todas as pessoas têm gastos controlados – se não é pela vontade, é pela impossibilidade de crédito.

É falsa a afirmação de que alguém pode gastar mais do que ganha. A partir do momento em que essa pessoa passar a possuir dívidas superiores a seus ganhos, ela deixará de ter crédito e ficará impossibilitada de consumir ainda mais. Uma vez esgotado o limite do crédito, a pessoa tem que devolver o valor e, ainda, pagar os juros decorrentes.




Crédito sem planejamento é fonte de futuras dores de cabeça, mas pegar dinheiro emprestado nem sempre é um problema. Quando utilizamos o crédito de forma planejada podemos melhorar nossa vida e até economizar. É o caso de alguém que compra a casa própria e consegue deixar de pagar aluguel ou de alguém que substitui a velha geladeira por uma nova, mais econômica, e que, mesmo pagando juros de um financiamento, consegue economizar.

Há muitos casos também em que o crédito nos ajuda a realizar um sonho ou nos apoia em uma emergência. No mercado existem vários tipos de crédito, cada um indicado para uma situação específica. O chamado cheque especial é um exemplo: ele serve para nos apoiar em uma emergência. Só que como é muito caro, assim que o problema é resolvido é necessário cobrir o empréstimo com as reservas ou com outro crédito mais barato, como o consignado.

Lembre-se: por trás de todo devedor existe um credor que ganha o juro pago. E você prefere ser qual dos dois no jogo econômico: um pagador de juros ou um ganhador de juros?

Ninguém pode gastar mais do que ganha de forma consistente e sistemática.



Um passo após o outro.

O planejamento financeiro deve funcionar como um mapa de navegação para a vida financeira. Mostra onde você está, aonde quer chegar e que caminhos percorrer para ser bem-sucedido.














2 comentários:

  1. O chamado Cheque Especial ( que de Especial não tem nada só te ferra ) é um exemplo: ele serve para nos apoiar em uma emergência. Cobrado de 9,75% a 10,93% a.m e 205,24% a 247,06% a.a.
    Cartão de Credito ( Te ferra mais ainda ) - Cobrado no rotativo de 13,17% a 13,70% a.m e 341,24% a 366,91%.
    Muito cuidado com estas duas formas de credito.

    ResponderExcluir
  2. Por favor, poderia postar a tabela com a fórmula de Neff atualizada?
    Depois dessa queda, as oportunidades devem começar a pipocar...
    Antecipadamente Grato,

    ResponderExcluir