segunda-feira, 3 de agosto de 2015

PLANEJAMENTO FINANCEIRO EQUILIBRADO









Por mais moderno que possa parecer, o conceito de planejamento financeiro é questão discutida há bem mais tempo do que imaginamos. Quem já não ouviu falar na alegre cigarra que cantarolava pela floresta durante o verão enquanto a formiga diligente aproveitava para trabalhar duro e acumular comida para o inverno rigoroso?




Com a fábula A cigarra e a formiga, o escritor francês Jean de La Fontaine levantou, já no século XVII, uma questão intrigante até hoje: ser previdente e trabalhar de modo árduo, pensando sempre no futuro, ou viver o momento presente e curtir a vida sem se preocupar com o amanhã?

A mitologia grega também faz sua versão do dilema “previdente versus imprudente”. Segundo uma das lendas, Prometeu e Epimeteu eram irmãos. O primeiro pensava antes de agir, e o segundo agia antes de pensar.

Prometeu era homem prudente, mas, segundo o mito, Zeus lhe impusera um castigo. Seu fígado era comido por uma águia todos os dias e se reconstituía durante a noite – um suplício que se repetia diariamente. Podemos dizer que, assim, a mitologia retrata o castigo do previdente. As preocupações com o futuro, representadas pelo fígado, tiravam o prazer de sua existência.




Já Epimeteu era o oposto do irmão, se precipitava em agir sem levar em conta as consequências. A mitologia diz que Epimeteu casou-se com Pandora, a primeira mulher. Ao nascer, ela recebeu dos deuses uma caixa contendo todas as virtudes do mundo e sua única obrigação era nunca abri-la. Uma vez casada com Epimeteu, Pandora abriu a caixa, deixando escapar todas as qualidades que estavam dentro dela, exceto uma: a esperança.




Essa história dos antigos gregos nos instiga a pensar: será que devemos nos comportar na vida como Prometeu ou como Epimeteu? Devemos ser previdentes e suportar as agruras de sofrer por antecipação ou devemos nos encher de esperança e acreditar que, no futuro, tudo se resolverá?

Os imprevidentes adoram apontar a má sorte daqueles que se preocupam muito com o futuro e acabam morrendo antes de poderem aproveitar suas poupanças. Esquecem-se, porém, de apontar seus inúmeros colegas que, “por azar”, ficam velhos e pobres, como cigarras que penam no inverno da vida.

Será que não existe meio-termo entre Prometeu e Epimeteu? Entre a cigarra e a formiga? Acreditamos que você pode facilmente poupar e ser previdente sem deixar de aproveitar a vida. Pode dosar trabalho e lazer sem prejudicar seu desempenho profissional.


“O segredo é poupar nos gastos que não contribuem para sua qualidade de vida e fazer um bom planejamento financeiro.”












Nenhum comentário:

Postar um comentário