quarta-feira, 13 de maio de 2015

VERDADES PRÁTICAS DO MERCADO ACIONÁRIO (TEXTO DO DÉCIO BAZIN)











Todos fazem caçoada dos teóricos que gravitam pela periferia do Mercado, dando aos crédulos explicações ou razões das altas e das baixas e tentando enxergar cotações futuras em letras e desenhos cabalísticos.

Enquanto os práticos ganham dinheiro, os teóricos se realizam fazendo adeptos com coisas como “topos duplos” e “gaps de quebra”.  Falam com desembaraço a respeito de eficient markets, contrary opinions e índices beta.




Bolsa não é nada disso.  Os investidores deveriam comprar ações com a mentalidade das mulheres que compram laranjas nas feiras.  Elas só se preocupam em distinguir as laranjas doces das azedas e pagar o preço mais barato possível.

Há anos convenci-me de que tudo que foge do bê-a-bá da Bolsa não vale nada nas épocas de baixa nem nas de estabilidade.  Também não vale nada nas épocas de alta, mas aí todo mundo ganha dinheiro comprando qualquer papel, do lixão às blue-chips, porque todas as ações sobem independentemente de qualquer manipulação, e então os tecnicistas se colocam sob a luz dos holofotes como se fossem personagens da maior importância.  Coitados.  Os personagens realmente importantes costumam ficar na sombra, no canto mais escondido da plateia.

Ações de empresas que não rendem nada fazem movimento nos pregões e são muito compradas e vendidas, e alguns participantes ganham muito dinheiro desprezando essas verdades.




Que ganhem.  Se não ganhassem, eles se desinteressariam do jogo e voltariam suas atenções para outros lugares.  Se todos fizessem como nós, que só compramos e guardamos, não existiria a Bolsa como a conhecemos, e um dia, quando tentássemos comprar, não encontraríamos ninguém que quisesse vender.

Multidões de Investidores da Bolsa nunca especularam. São pessoas que não cursaram faculdades, que não sabem para que serve a matemática financeira, que não usam computadores em seus negócios particulares e que falam nossa linguagem de homens comuns, mas que conquistaram a independência financeira no mercado de ações aplicando sistematicamente um capital que não fazia falta nas despesas do dia a dia.

Comprar, comprar e comprar ações de empresas sólidas até alcançar o objetivo final, e ficar longe do agitado mundo da Bolsa e das suas más influências, eis o segredo.




É o conselho prático, decepcionante pela sua simplicidade e que por isso mesmo as pessoas de mente complicada relutam em aceitar.

O Mercado tem outras verdades fundamentais, como a de que as ações sobem quando há mais dinheiro do que oferta de papéis.  O caso é que muitos participantes do jogo não sabem que grande parte desse dinheiro é moeda falsa; está registrado nos boletins e contabilidade das corretoras.  Mas não existe de fato.

Se os Manipuladores fossem indiscretos, teríamos a chave da fortuna rápida.  Mas eles não falam, porque silenciar também faz parte do jogo.  Então aos especuladores miúdos, esses que têm um dinheiro pequeno demais para o tamanho das suas esperanças, só resta sair procurando a chave nos cantos em que pensam que ela está.




A única realidade concreta do Mercado são as ações de empresas sólidas que o Investidor genuíno mantém em carteira para delas usufruir benefícios no futuro.

Muitos Especuladores demoram anos para compreender essa verdade tão simples.  Felizes daqueles que a compreendem  a tempo de ter força e disposição para recomeçar no caminho certo.












Um comentário:

  1. Bom dia IV! Simples e objetivo. Esta semana, depois de ler mais de 5 livros ao longo de 2 anos; visto inúmeras abordagens nós percebemos como a realidade é simples e nós é que criamos um pandemônio com teorias intrincadas. Hoje a minha regra de ouro para qualquer investimento é: se sua avó não conseguir entender trata-se de um mau negócio. Simplicidade. Esta é a chave.

    Ano passado estava alocado 100% em CEMIG - ótimo retrospecto, excelente dividendo. Mudou o governo de minas e disse que vai mudar os dividendos.... MEU DEUS! E AGORA! Deixa a empresa quieta, não venda ela porque passou-se mais de 12 anos com resultados muito bons. Apenas parta para outra. A diversificação não vai vir para mim da compra simultanea de 10 papéis, mas da alocação em empresas que considero diferenciadas na medida que se tornarem atrativas nos investimentos. Igual a comprar laranja na feira, se ficou em dúvida que a laranja lima continuará doce, peque a pokã, ora bolas.

    ResponderExcluir