segunda-feira, 27 de julho de 2015

O QUE É SER RICO ?










Certa vez um consultor financeiro perguntou a um agricultor o que era ser rico. Ele prontamente respondeu que, quando era criança, achava que ser rico era comer carne todos os dias. Já que, no presente, o agricultor ganhava o suficiente para não sofrer restrições alimentares, ele podia se considerar rico.

É possível que muitas pessoas discordem da definição de riqueza do agricultor.

Para saber o que é ser rico para você, pergunte-se:

› Quais são meus objetivos?
› Quanto dinheiro quero ter?
› Quando irei me considerar uma pessoa rica?

Se você não tiver ideia definida sobre o que é ser rico, não saberá aonde quer chegar e nunca estará satisfeito. É por esse motivo que, para algumas pessoas, a viagem nunca termina. Elas sempre irão querer ganhar mais por não saberem quanto é o suficiente.




Muito pior que não se preocupar com dinheiro é gastar a vida toda procurando acumular. O dinheiro deve ser um meio, e não um fim.




Uma forma mais precisa de medir seu nível de riqueza é fazer-se a seguinte pergunta: “Quanto tempo mais?”. A resposta será o número de meses ou anos que você levará para acumular quantia suficiente para sustentar seus gastos sem precisar trabalhar mais.




Caso real:

Um executivo, funcionário de uma empresa multinacional, tinha um salário de R$ 50 mil por mês. Por ter acumulado poupança de R$ 400 mil, ele se considerava rico. A empresa em que ele trabalhava passou por um problema financeiro e o demitiu. O patrimônio que ele havia guardado foi suficiente para sustentar seu padrão de vida por exatos oito meses. Depois desse tempo, ele teve que vender a cobertura financiada em que morava e seu casamento também não resistiu à crise.

“Quanto mais simples for o estilo de vida que você almeja, 
mais fácil será enriquecer.”












2 comentários:

  1. O tema abordado em seu texto tem nome:acumulação irracional.
    Veja um artigo bem interessante sobre o assunto:
    http://www.nytimes.com/2014/01/05/business/you-cant-take-it-with-you-but-you-still-want-more.html?_r=0

    ResponderExcluir