domingo, 30 de novembro de 2014

DICAS PARA GASTAR MENOS - VOCÊ PRECISA QUERER












Esta é provavelmente a parte mais delicada quando o assunto é economizar.  É claro que se está lendo este post, você gostaria de ter mais dinheiro ou de vê-lo desaparecer menos rapidamente.  E talvez a única forma de fazer isto acontecer seja gastando menos.  Mas para que isso aconteça é preciso fazer a transição do “desejar querer” para o realmente “querer” gastar menos.  Sei que pode parecer confuso, mas isso é importante e não conheço outra forma de explicar.  É preciso querer, de verdade, gastar menos.  Em outras palavras, o que era uma boa idéia na teoria deve se transformar em um desejo muito forte com o qual é necessário se comprometer de corpo e alma.

Deixe-me dar um exemplo.  Tenho uma amiga que está em uma situação financeira difícil.  Suas dívidas de cartão de crédito são enormes e ela luta para pagar as contas.  E diz que quer desesperadamente diminuir os gastos.  No mês passado, no entanto, ela foi à Nova York para o casamento de uma amiga e comprou um vestido de R$ 1.500 para usar na festa.

Vejo que a minha amiga deseja querer gastar menos.  Mas se ela realmente quisesse isso do fundo do coração, não teria comprado o vestido e provavelmente não teria ido ao casamento.


Se você está na mesma situação, infelizmente não posso usar uma varinha de condão, mas posso dizer que é preciso encontrar a motivação para realmente para realmente querer reduzir os gastos. Onde encontrará essa motivação depende de você – pode ser o ultimato da companhia de energia, uma carta intimando-o a visitar o gerente do banco, a ameaça do seu cônjuge de deixa-lo ou algo mais positivo, como a expectativa do que fará para comemorar quando conseguir juntar algum dinheiro ou de como se sentirá quando as dívidas começarem a desaparecer.  Mas enquanto você procura por formas eficientes de economizar, é preciso buscar a motivação para adotá-las com ainda mais afinco.












Um comentário:

  1. Economizar é um habito, quem não possui terá serias dificuldades pra alcançar, pois mudar um habito é a coisa mais difícil que eu conheço.

    Eu fui fortalecendo o meu com o passar do tempo e graças a um livro que li a respeito: O poder do habito, me ajudou a entender um pouco melhor sobre isso.

    ResponderExcluir