domingo, 20 de abril de 2014

CARTEIRA INVESTIMENTO EM VALOR






Atendendo alguns pedidos de internautas, aqui está a carteira do INVESTIMENTO EM VALOR, 1º SEMESTRE 2014 (BASEADO NA POSIÇÃO DE 18/04/2014):


AÇÕES:








FIIS:







PATRIMÔNIO CONSOLIDADO:
















9 comentários:

  1. As carteiras estão um pouco desbalanceadas, penso que o motivo é serem novas e no futuro devem ficar mais equilibradas. Porque tem GRND3 e ALPA3 na mesma carteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único motivo por eu ter a ALPA é porque a Havaianas é uma marca muito forte. Dentre todas as marcas brasileiras mais lembradas pelos brasileiros numa enquete em 2013 da revista exame, a havaianas ficou em primeiro lugar, na frente da guaraná antártica, brahma, itaú, correios e muitas outras. E a Franquia Lojas Havaianas é a Franquia com mais bonito design dentre todas as franquias do Brasil. Quem já entrou nas lojas havaianas sabe disto. Por isto apostei um pouco do meu dinheiro nela. É a única empresa que eu entrei com um sentimento de fé do tipo: é difícil uma empresa desta não decolar futuramente, se sair das dívidas.

      Excluir
    2. Não é por ai não Homem. Marcas reconhecidas são importantes. Mas nem sempre isso reflete em lucro.
      Já ouviu falar da BOMBRIL? Excelente marca. Mas não é boa para o sócio minoritário. Sou mais a Grendene. É melhor administrada.

      Excluir
    3. Entendo a questão do produto, mas veja vem, bradesco e itaú também são marcas muito fortes, justificaria ter as duas em carteira? Penso que em um carteira com poucos ativos como a sua deveria ter apenas o exponencial de cada setor, mas aí vai da estratégia.

      Excluir
    4. Eu não tiro sua razão. A Alpargatas vai sair da minha carteira logo logo assim com a Portobello saiu. Deixa a Dívida dela subir em relação ao lucro que eu não penso duas vezes. Eu entrei no investimento com o coração, mas olhei o balanço dela quando entrei. Não estava ruim. Se piorar.... estou fora.

      Excluir
  2. Boas empresas, mas meio desbalanceada. rs
    Se se sente confortável com 48% em uma única empresa, ok.
    Particularmente uso o critério de posição max. de 10% por melhor que for a empresa, quando ultrapassa isso eu vou diluindo mas não vendo. Além de mitigar riscos, me ajuda a não comprar na alta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me sinto confortável com a EZTEC, assim como me sentiria tendo 50% de AMBEV ou de ITAÚ. O fato de eu ter esta e não aquela outra, é por ela estar com o PEG baixo. Então se alguém me colocasse estas três na frente e me dissesse: Escolha apenas uma delas para fazer parte de 50% da sua carteira, eu optaria a que estivesse com o PEG menor na época da escolha: coincidiu de ser a EZTEC.

      Agora se você me perguntar a mim: - Quel você considera ser a melhor empresa do Brasil, qual seria sua empresa predileta se todas tivessem o mesmo PEG? Aí eu escolheria sem sombra de dúvidas a AMBEV. Gosto da AMBEV assim como o Buffett gosta da Coca Cola (onde ele tem a maior parcela de aporte).

      Se a AMBEV caísse para 4 reais (hipótese difícil) eu compraria ela sem pestanejar.

      Excluir
  3. O que te fez sair da Portobello? Foram as oportunidades melhores nas novas aquisições?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu gosto muito da Portobello. A Portobello é para os pisos o que a Coca Cola é para os Refrigerantes. O problema da Portobello é que eu estou esperando relação Dívida/Lucro cair. Se eu observar que a diretoria da empresa vai trabalhar para diminuir este dado eu entro nela. Se eu observar o contrário fico de fora acompanhando mas sem ser sócio. O tempo está ao meu favor, pois eu tenho toda liberdade para ficar de fora olhando este comportamento para ver aonde se encaminhará a empresa. Pulei fora pois não gostei de ver a DIVIDA/LL aumentar aos poucos durante estes últimos 2 anos.

      Excluir